Ali o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo
Ali o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. Êxodo 33.v.11
Pastor Lucas Mainarte
9/2/20251 min read
Ali o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. Êxodo 33.v.11
Em seu livro Margem (Editora Lan, 2021), o Dr. Richard Swenson nos alerta sobre termos algum espaço para respirar, liberdade para pensar e permissão para curar. Nossos relacionamentos sofrem por causa da velocidade; nossos filhos jazem feridos no chão, atropelados por nossas boas intenções em alta velocidade. Ele questiona: Deus agora é pró-exaustão? Não nos conduz mais às águas tranquilas? Quem saqueou os espaços abertos no passado e como recuperá-los? Mostra-nos que precisamos de uma “terra” tranquila e fértil, onde possamos descansar em Deus e nos encontrar com Ele.
Isso lhe toca? Moisés viveu essa busca por espaço. Liderou uma nação de “povo teimoso e rebelde” (Êxodo 33:5), e se retirava frequentemente para buscar descanso e orientação na presença de Deus. E na “tenda da reunião” (v.7), “o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo” (v.11). Jesus também “se retirava para lugares isolados a fim de orar” (Lucas 5:16). Jesus e Moisés perceberam a importância de investir tempo a sós com o Pai.
Nós também precisamos criar espaços amplos e abertos para investir em descanso e na presença de Deus. Isso nos ajudará a tomar melhores decisões, criando espaços e limites mais saudáveis, para que tenhamos “uma largura maior de banda” disponível para amá-lo e também aos outros. Busquemos a Deus em espaços mais amplos hoje.


